Como lavar minha ferida?

Ninguém gosta de se machucar, mas cair, fazer cirurgias ou até mesmo sofrer acidentes de trânsito são situações que podemos passar no decorrer de nossas vidas. Quando temos uma ferida ou machucado, uma das primeiras dúvidas é como devo limpar a ferida. Recebemos muitos conselhos de profissionais e até mesmo de pessoas que estão preocupadas com nosso bem-estar, mas nem sempre somos bem aconselhados.

De fato, muitas das substâncias usadas na limpeza das feridas podem irritar a pele e o frágil tecido de cicatrização, como por exemplo o iodo, que apesar de antisséptico, agride o tecido. Em feridas que não estão infeccionadas, também não está indicado o uso de antibióticos.

O que fazer então? Na maioria dos casos, a substância ideal é o soro fisiológico. O soro é uma solução estéril, ou seja, livre de microorganismos e que possui a quantidade certa de sais. Essa concentração adequada de cloreto de sódio é responsável por causar menos dor quando comparada à água potável.

A limpeza com soro fisiológico deve ser feita com um jato direcionado para a ferida e pode ser utilizada uma gaze para limpar material morto (restos necróticos) ou corpos estranhos que ainda estejam nas feridas, como areia.

Na dúvida, sempre procure a orientação de um profissional da área.

Lucas Campos Garcia –  Dermatologista CRMMG 61870 RQE 40870

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Lucas Campos
Escrito por Lucas Campos
CRM MG: 61870
RQE Nº: 40870
Entre em contato